top of page

                                 ENTRADA

  • Ecofriend.com /Architizer

Unidades de habitação modular para controle dos efeitos das calamidades naturais

Eco Arquitectura não é sempre sobre exibir sistemas sustentáveis inseridos em um contexto grandioso. Por vezes, deve também fazer-se referência a casos onde se aliam a componente prática e funcional, mais importante, a adaptabilidade a uma situação existente ou provável.

E, isso é exactamente o que F3RH (Free Fire Floating Resistant House) pretende fazer, por se apresentar como uma unidade residencial robusta, flutuante e, principalmente, imune aos incêndios de florestais frequentes na Austrália.

Concebido pela arquitecta Mafalda Carmona, no âmbito do projecto foi adoptada uma abordagem colectiva para resolver as dificuldades enfrentadas pelas pessoas durante as catástrofes naturais. O primeiro passo do projecto é a construção de uma estrutura de betão pré-fabricada, discreta, designada como Casa “Pod”. Este elemento pré-fabricado será o ponto de partida de todo o complexo, onde as famílias afectadas podem inicialmente se instalar para recomeçarem depois da catástrofe.

Agora, chegando ao projecto da unidade F3RH, esta será a base principal para suportar e habitação de longo prazo, livre das fatalidades dos efeitos naturais adversos. Todo o conjunto foi concebido como uma colónia flutuante, inspirada pelos instintos de sobrevivência eficazes de certos insectos durante os incêndios de mato. As unidades de alojamento modular seriam colocadas em tanques especiais de borracha equipados com sprinklers sensíveis, e os conjuntos serão mantidos à tona por mecanismos hidráulicos.

Esta concepção de projecto pode provar ser altamente eficiente, porque uma vez que seja detectado um incêndio na área onde se próxima aquela onde implanta a habitação e esta começar a ser invadida pelo fogo, a área circunvizinha será pulverizada com retardadores de fogo junto com a água destes tanques altamente pressurizados. Além disso, à medida que a água é libertada dos tanques flexíveis, as unidades de alojamento irão descer para o nível da cave, e assim, efectivamente ficando protegidas por uma fortificação com um "fosso" envolvente de água e mistura retardante de fogo.

Finalmente, chegando à qualidade estrutural das unidades habitacionais, elas serão projectadas como um edifício de tipo caixa simples, em betão e de fibra de plástico reforçado com uma malha galvanizada a quente. Para além disso, cada um deles será equipado com utilitários internos como montagem de armação, sistemas de reservatórios de água, além de sistemas de electricidade e de esgoto.

Além disso, eles também serão equipados com um kit de emergência, que inclui alimentos, água, baterias e até mesmo um sistema de purificação do ar.


FAÇA LOGIN NO FACEBOOK OU NO DISQUS PARA COMENTAR ESTA ENTRADA
O SEU NÚMERO ARQUIaTIVO É:
ENTRADAS RECENTES
ARQUIVO
PROCURAR POR TAGS
Nenhum tag.
bottom of page