top of page

                                 ENTRADA

Buscar

Boas vibrações estão a caminho...?

  • Foto do escritor: Mafalda Carmona
    Mafalda Carmona
  • 29 de jun. de 2016
  • 3 min de leitura

A questão ambiental, os problemas e conflitos decorrentes da relação entre o homem e a natureza não são de hoje.


O que é de hoje é a capacidade de visualizarmos os efeitos que o homem tem sobre a natureza e o planeta Terra. Assim pessoas inspiradas como Cameron Beccario desenvolveram plataformas onde podemos visualizar quer na sua página oficial https://earth.nullschool.net/ como na página de facebook https://www.facebook.com/EarthWindMap/ o que está a acontecer em tempo quase real, actualizado a cada três horas, no nosso planeta.


E sim, gostaríamos de dizer que ao esperarmos uns segundos para se formarem as imagens das ondas, correntes, ventos e temperaturas, boas vibrações estão a caminho... mas o que acontece é exactamente o contrário... muito pouco de boas e muito de más vibrações e notícias estão mesmo a caminho para determinar o nosso futuro.


E se não estiver convencido de que algo se passa, passe para o modo químico SO2sm:

Como é natural, as pessoas arquiactivas há muito que se preocupam com esta questão e têm existido concursos para "obrigar" os concorrentes a pensar no que enquanto espécie humana andamos a fazer e o que podemos fazer para combater a degradação do planeta Terra.

Em 2011 a FuturArc organizou um concurso sobre este tema e as propostas a apresentar são apenas na Ásia e Austrália. Esta é uma competição que tem lugar anualmente e podem consultar a sua página oficial em http://www.futurarc.com/index.cfm/competitions/ sendo que também pode encontra-los no facebook em https://www.facebook.com/FuturArc/


Assim, o tema de edição Futurarc 2012 foi: "Homem-Natureza Equilíbrio H/N=1" e apelaram à consciencialização para a crescente exploração dos recursos naturais:


"Por muito tempo nós vimos a Natureza como um recurso inesgotável. A degradação do capital natural ameaça provocar danos irreversíveis no eco-sistema em nosso redor, incluindo a perca definitiva de biodiversidade. O capital natural é a capacidade da biosfera manter os serviços do eco-sistema, que incluí " todos os recursos usados pela espécie humana: água, minerais, petróleo, árvores, peixe, solo,ar" e "os sistemas vivos, que incluem a savana, estuários, oceanos, florestas".


" Ao vermos a Natureza como um recurso, esquecemos que nós - a espécie humana- somos parte integrante do sistema biofísico da Terra, e dela dependemos. Ao destruir o equilíbrio necessário, arriscamos a nossa sobrevivência."


Assim, o projecto_RGB, foi desenvolvido para ser apresentado na competição FuturArc 2012, tendo sido submetido em Dezembro de 2011. Esta proposta é por isso um projecto conceptual, em que um caso estudo é investigado, sendo a sua localização numa das áreas críticas do nosso planeta, a China (RPC) e está destinado a ser implementado ao longo de uma secção da Grande Muralha da China com o propósito de travar a desertificação e desflorestação do Norte da China e Mongólia.


Desde 2005, a indústria hoteleira na China está a observar um desenvolvimento a alta velocidade, e com o crescimento da riqueza disponível per capita, mais e mais famílias estão a dedicar mais tempo e atenção às férias como componente fundamental para o estilo de vida. Para atender a esses requisitos, há uma tendência crescente para o investimento em de hotéis turísticos localizados em pontos de interesse histórico e turístico.


Mas as arquitecturas dos hotéis em termos de consumo de energia, poluição e pegada de carbono durante e após a construção geralmente têm um enorme impacto sobre o sistema ecológico, especialmente quando inseridos em ambiente natural.


Com a agravante de que o processo de desertificação é real e estima-se que 233.100 hectares de terra se tornam deserto a cada ano - não porque o clima está secando, mas porque a cobertura natural da terra foi destruída.


Com a aplicação do Projecto RGB, o somatório dos dados RGB_Project e do programa de reflorestação levado a cabo neste momento na China possibilitam um acréscimo de quase 2 milhões de hectares por ano de cobertura natural da terra, e se implementado a partir de 2012 e terminando em 2020, o montante total neste período de será de um acréscimo de mais de 12 milhões de hectares, de tal modo que fará com que os valores de desertificação voltem a recuar para os que se registavam em 1973.

RGB_Project tem uma nova abordagem para Grande Muralha da China, uma proposta de ocupação humana sim, não como um cenário turístico, mas como o centro de uma comunidade interessada em contribuir para trazer de volta a qualidade de vida ao nosso planeta.







 
 
 

Comments


FAÇA LOGIN NO FACEBOOK OU NO DISQUS PARA COMENTAR ESTA ENTRADA
O SEU NÚMERO ARQUIaTIVO É:
ENTRADAS RECENTES
ARQUIVO
PROCURAR POR TAGS
Imagem7.jpg
Imagem25.png
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • transferir_edited
  • Facebook - Black Circle
bottom of page